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A matriz curricular do curso estrutura-se por meio de 12 módulos e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizados ao longo de 18 meses, perfazendo uma carga horária de 400 horas.
Os módulos seguem uma sequência bem definida e integrada que permite preparar os cursistas progressivamente para atuarem de forma proativa e colaborativa com o emprego das metodologias ativas. O TCC deve consistir em relatos de experiências práticas vivenciadas pelos cursistas.
- 1. Educação Inovadora
- 2. Aprendizagem Criativa
- 3. Aprendizagem Híbrida e Móvel
- 4. Aprendizagem Invertida
- 5. Aprendizagem Colaborativa
- 6. Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos
- 7. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais
- 8. Storytelling na Educação
- 9. Design Thinking na Educação
- 10. Gamificação na Educação
- 11. Pensamento Computacional na Educação
- 12. Cultura Maker na Educação
- Trabalho de Conclusão de Curso
Formar profissionais da Educação, em nível de especialização, visando a integração das metodologias ativas e das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas, com o intuito de fortalecer o compromisso com o aumento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, com a melhoria do aproveitamento dos alunos.
Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos:
- Conhecer e explorar as metodologias ativas de aprendizagem no contexto educativo e social por meio do pensamento crítico-analítico e da prática como um processo ativo para a construção de saberes;
- Estabelecer relação entre aspectos teóricos e práticos sobre o uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas instituições ensino, adequando-se ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa;
- Desenvolver trabalhos em equipe, estabelecendo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento para estimular a colaboração e a interdisciplinaridade;
- Propiciar experiências que contribuam para a inovação das práticas pedagógicas pela investigação, experimentação e incorporação de conhecimentos especializados;
- Desenvolver habilidades e competências para o planejamento e a aplicação prática e efetiva das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas instituições de ensino.
- Conhecer e explorar as metodologias ativas de aprendizagem no contexto educativo e social por meio do pensamento crítico-analítico e da prática como um processo ativo para a construção de saberes;
- Estabelecer relação entre aspectos teóricos e práticos sobre o uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas instituições ensino, adequando-se ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa;
- Desenvolver trabalhos em equipe, estabelecendo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento para estimular a colaboração e a interdisciplinaridade;
- Propiciar experiências que contribuam para a inovação das práticas pedagógicas pela investigação, experimentação e incorporação de conhecimentos especializados;
- Desenvolver habilidades e competências para o planejamento e a aplicação prática e efetiva das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas instituições de ensino.
- Serão disponibilizadas no formato online assíncrono (EaD) por meio do ambiente virtual de aprendizagem.
- Serão ministradas no formato online síncrono (ao vivo), aos sábados das 9h às 12h, por meio do ambiente Google Meet.
- Contarão com o auxílio dos tutores.
- Contarão com salas virtuais para facilitar a interação do docente e dos tutores com os cursistas.
Cada módulo do curso explorará as seguintes atividades:
- Introdução dos assuntos do módulo, procurando dar um forte foco na práxis pedagógica;
- Discussão sobre os problemas reais enfrentados pelas instituições de ensino;
- Realização de atividades práticas colaborativas de curta duração para experimentação ao longo das aulas síncronas;
- Vivência prática ao longo de toda a semana por meio de projetos que serão realizados em equipe com a participação ativa dos cursistas, tendo por objetivo o emprego das metodologias ativas no dia a dia das salas de aula.
O acompanhamento dos cursistas contemplará estratégias para buscar motivar a participação ativa, compreendendo a importância do feedback do docente e dos tutores, o que incluirá ações como:
- Fornecer referências complementares que sirvam como material para pesquisa e orientação;
- Auxiliar no planejamento e definição dos projetos de aplicação das metodologias ativas no ambiente educacional do cursista, demonstrando o potencial de tais metodologias a partir da experimentação;
- Contribuir na avaliação reflexiva das diversas ações de aprendizagem;
- Interagir de forma a desencadear um processo de aprendizagem significativa em relação ao emprego das metodologias ativas estudadas.
- As orientações de TCC serão de responsabilidade dos orientadores, contando com o apoio dos tutores e da coordenação de tutoria e TCC.
- O trabalho deverá versar sobre a vivência do cursista com as metodologias ativas exploradas ao longo do curso, nas atividades práticas dos projetos realizados nos módulos.
- O TCC deverá se constituir em um artigo, a ser redigido em formato de capítulo de livro para ser publicado no workshop de final do curso.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) configura-se como um documento de referência para a execução das atividades, com foco na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Se adequa perfeitamente ao modelo de Educação 4.0, pois prega a prática do uso integrado das metodologias ativas e das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamentado na construção ativa do conhecimento por meio da adoção de práticas pedagógicas inovadoras capazes de permitir a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento integral do educando.
Conduz o ato educativo, direcionando a mediação didática no processo de apropriação dos saberes, estabelecendo interações e trocas entre docentes, tutores e discentes em uma dinâmica curricular interdisciplinar e multirreferenciada.
O PPC se mostra bem alinhado com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFRN, que está inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e define a política de ensino da Instituição para o período de 2020 a 2029.
Observa atentamente a dinâmica da sociedade, as demandas do mundo do trabalho e a necessidade de intercambiar conhecimentos entre instituições.
Considera as diversas inteligências, a versatilidade, a criatividade, a capacidade de reflexão e de resolução de problemas, a capacidade de trabalhar em equipe e a mobilização das competências que são estabelecidas pela legislação educacional vigente.
Visa direcionar os discentes para que adquiram as experiências necessárias para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, criativos e proativos, com visão clara sobre aquilo o que fazem, percebendo o quanto podem contribuir com a sociedade por meio do seu próprio trabalho.